Efeito do Psilocybe cubensis na memória e no cérebro de ratos sob estresse crônico

Pesquisadores iranianos investigaram como o extrato de Psilocybe cubensis pode afetar a memória e os níveis do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) em ratos submetidos ao estresse crônico leve imprevisível (CUMS), que foi simulado em laboratório ao longo de 4 semanas. Esse modelo animal é amplamente utilizado para induzir alterações fisiológicas e comportamentais semelhantes às observadas na depressão em humanos, sendo uma ferramenta importante para estudar possíveis terapias. O BDNF, por sua vez, é uma proteína fundamental para a memória e o aprendizado, pois auxilia na formação de novas conexões entre os neurônios.

No estudo, a memória dos ratos foi avaliada por meio do labirinto aquático de Morris, um teste em que os animais devem encontrar uma plataforma submersa em uma piscina utilizando pistas visuais posicionadas ao redor. Este método é aplicado para medir a memória espacial, que envolve a capacidade de recordar a localização de objetos ou caminhos em um espaço. Para investigar os efeitos do extrato de P. cubensis na memória, ele foi administrado nos animais em diferentes momentos: antes e depois dos testes, e também com 24 e 48 horas de antecedência.

Os resultados, publicados no Journal of Psychoactive Drugs, mostraram que o CUMS prejudicou a memória dos ratos e reduziu os níveis de BDNF no hipocampo. No entanto, quando o extrato foi administrado 24 ou 48 horas antes dos testes, ele ajudou a restaurar a memória prejudicada pelo estresse e aumentou os níveis de BDNF. Por outro lado, em ratos que não estavam estressados, a administração em outros momentos acabou prejudicando a memória e diminuindo os níveis de BDNF.

Esses achados sugerem que o P. cubensis pode ajudar a tratar déficits de memória relacionados ao estresse crônico e, potencialmente, a desordens semelhantes à depressão. No entanto, os autores do estudo ressaltam que o momento da administração é crucial, e mais estudos em humanos serão essenciais para explorar seu potencial terapêutico e segurança. 

Referência

Ghaffarzadegan R, Karimi M, Hedayatjoo B, Behnoud H, Jasemi E, Mohammadi M, Roustaei S, Razmi A, Vaseghi S. The Effect of Psilocybe cubensis on Spatial Memory and BDNF Expression in Male Rats Exposed to Chronic Unpredictable Mild Stress. J Psychoactive Drugs. 2024 Nov 13:1-13. doi: 10.1080/02791072.2024.2428241. Epub ahead of print. PMID: 39535167.

Anterior
Anterior

Impactos da psilocibina no sono: um estudo preliminar

Próximo
Próximo

[Opinião] O direito constitucional ao uso cerimonial dos cogumelos psilocibinos