Novo estudo revela como a terapia assistida por psilocibina pode transformar o humor e a personalidade

Publicada na revista científica Psychopharmacology, a pesquisa investigou os efeitos agudos e de longo prazo de um programa individual de terapia assistida por psilocibina. O estudo aberto envolveu 83 participantes com níveis elevados de depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e traços de neuroticismo (tendência a experimentar emoções negativas). Cada participante recebeu uma dose de trufas mágicas equivalente a 25 mg de psilocibina.

Os resultados mostraram que uma única dose de psilocibina na forma de trufas mágicas, combinada com terapia de preparação e integração, apresenta potencial para promover mudanças benéficas no humor e nas características de personalidade, cujos efeitos foram observados pelos cientistas ao longo do período de acompanhamento de 3 meses.

Apesar das limitações da pesquisa, os autores concluíram que esses achados estão alinhados com estudos anteriores e indicam que os efeitos positivos da psilocibina podem ser replicados em ambientes naturalísticos (contextos fora de laboratórios, mais próximos da vida real) e em estudos abertos.

Referência

Irrmischer M, Puxty D, Yıldırım BO, Deijen JB, Engelbregt H. Moderating factors in psilocybin-assisted treatment affecting mood and personality: A naturalistic, open-label investigation. Psychopharmacology (Berl). 2025 Jan 7. doi: 10.1007/s00213-024-06733-3. 

Disponível na íntegra:

https://link.springer.com/article/10.1007/s00213-024-06733-3

Anterior
Anterior

O que experiências psicodélicas e de quase-morte têm em comum?

Próximo
Próximo

A necessidade de ética na pesquisa com psicodélicos e a proteção dos saberes indígenas