Por que as pessoas usam psicodélicos?
Há séculos, os psicodélicos têm sido utilizados por diferentes culturas ao redor do mundo. Atualmente, o interesse por essas substâncias cresce tanto no meio científico quanto no uso pessoal, seja para fins terapêuticos ou espirituais. Mas, afinal, quais são os principais motivos que levam as pessoas a usá-los?
Uma revisão sistemática publicada no periódico Drug and Alcohol Review analisou 37 estudos científicos publicados entre 1967 e 2020 para responder a essa pergunta. A pesquisa investigou como e por que as pessoas utilizam psicodélicos, avaliando diferenças entre substâncias, populações e períodos históricos.
Os resultados mostraram que o motivo mais comum para o uso de psicodélicos foi a busca por expansão da consciência (78%), incluindo o desejo de aprofundar o autoconhecimento, promover o desenvolvimento espiritual ou simplesmente explorar novas experiências. Outros motivos frequentemente relatados foram coping (67%) — ou seja, o uso para lidar com desafios emocionais ou psicológicos, e aprimoramento de qualidades e valores pessoais (57%).
Diante desses achados, os pesquisadores sugerem que abordagens não farmacológicas, como meditação e respiração holotrópica, podem atender a esses mesmos objetivos, oferecendo alternativas para aqueles que buscam experiências transformadoras sem o uso de substâncias.
Além disso, o estudo sugere que os motivos para o uso de psicodélicos são relativamente estáveis ao longo do tempo e entre diferentes substâncias e populações. Para aprofundar esse conhecimento, os autores da pesquisa destacam a importância de investigar mais detalhadamente as particularidades de cada psicodélico e seus diferentes contextos de uso em estudos futuros.
Referência
Basedow LA, Kuitunen-Paul S. Motives for the use of serotonergic psychedelics: A systematic review. Drug Alcohol Rev. 2022 Jun 6. doi:10.1111/dar.13480.