Por que os cogumelos psilocibinos produzem uma pigmentação azulada?
📷Wiley
Você já se perguntou por que os cogumelos psilocibinos, ao serem cortados ou lesionados, adquirem uma cor azul intensa? Esse fenômeno, conhecido como "azulamento", também pode ocorrer com o envelhecimento dos cogumelos. Dados preliminares sugerem que ele esteja relacionado ao ácido pulvínico ou a derivados da ciclopentenona, mas os mecanismos químicos por trás dessa reação ainda não foram completamente esclarecidos.
Figura 1. Formação de pigmento azulado do Psilocybe cubensis: cogumelo intacto (esquerda) e lesionado por um bisturi (direita).
Pesquisadores europeus descobriram que duas enzimas do Psilocybe cubensis atuam em um processo químico conhecido como “oligomerização oxidativa”, desencadeando a formação de produtos azulados. Nesse processo, a fosfatase PsiP remove o 4-O-fosfato da psilocibina, gerando a psilocina (o metabólito ativo da psilocibina). Em seguida, a enzima PsiL oxida o grupo 4-hidroxi da psilocina, iniciando a formação do pigmento azul.
Figura 2. Reações químicas de formação do pigmento azulado catalisadas pelas enzimas PsiP e PsiL do Psilocybe cubensis.
Análises espectroscópicas indicam que a oxidação ocorre principalmente no carbono 5, produzindo uma mistura de oligômeros complexos chamados “psilocílicos quinóides”. Esses compostos, responsáveis pela cor azul, podem se formar por rotas de oligomerização múltiplas, que variam de acordo com o poder oxidativo e a concentração do reagente.
Além disso, os pesquisadores observaram que o éster de fosfato (4-O-fosfato) da psilocibina desempenha uma função protetora reversível, regulando o processo de azulamento. Tais descobertas contribuem para desvendar a química por trás de um dos fenômenos mais intrigantes associados aos cogumelos psilocibinos.
Referência
Lenz C, Wick J, Braga D, García-Altares M, Lackner G, Hertweck C, Gressler M, Hoffmeister D. Injury-Triggered Blueing Reactions of Psilocybe "Magic" Mushrooms. Angew Chem Int Ed Engl. 2020;59(4):1450-1454. doi:10.1002/anie.201910175.